Como criar um quarto de brincar para as crianças?

O que fazer com os móveis planejados na mudança?
10 de julho de 2020
Como mobiliar e decorar ambientes pequenos?
13 de agosto de 2020
Show all

Quem tem filhos em casa sabe como é difícil manter a casa arrumada. Por mais que você tente organizar, sempre aparece um brinquedo novo fora do lugar. Uma solução para esse problema seria dedicar um espaço apenas para as crianças, um quarto de brincar com móveis planejados.

Dessa forma, elas terão um lugar só delas para se divertirem e bagunçarem o quanto quiserem, sem comprometer o restante da casa. O ambiente planejado também garante a segurança dos pequenos, já que tudo no cômodo é projetado especialmente para eles, conforme suas necessidades.

Além disso, o ambiente também é capaz de despertar a criatividade e imaginação das crianças, por meio de estímulos visuais. Então, se você se 𝐦𝐮𝐝𝐨𝐮 𝐫𝐞𝐜𝐞𝐧𝐭𝐞𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 para um novo imóvel ou tem um cômodo vazio em casa, pode unir o útil ao agradável e criar um quarto de brincar.

Continue acompanhando o blog para saber mais!

Segurança em primeiro lugar

Antes de tudo, você precisa ter um bom projeto de ambientes planejados. Afinal, a segurança dos pequenos é a prioridade número 1. Portanto, os móveis precisam se adaptar ao estilo das crianças. Acidentes acontecem, mas muitos deles podem ser evitados com algumas medidas preventivas.

Quais seriam elas? Um exemplo é o sistema de segurança que temos em nossa Casa Modelo, que pode ser implementado nas dobradiças e corrediças. Nos 2 casos, os acessórios proporcionam um fechamento suave no ciclo de abrir e fechar de portas e gavetas. Isso significa que as chances dos pequenos prenderem suas mãozinhas e se machucarem é quase nula. Além disso, também evita danos no móvel.

Outro ponto a ser pensado é no próprio design dos móveis. Eles devem ter as pontas arredondadas para não correr o risco de uma topada com a cabeça se estiverem correndo pelo ambiente. Inclusive, essa recomendação pode ser aplicada em toda a casa. E ainda, você pode optar por puxadores embutidos ou personalizados. Como por exemplo, o puxador de couro, ideal para mãos pequenas, ou pelo puxador de pressão, que fica na parte interna do móvel.

As tomadas também podem ser um risco a segurança das crianças. Por isso, uma boa ideia seria implementar canaletas retráteis. Além de ajudar na organização, escondendo os fios, evita que os filhos tenham contato com as tomadas. Deixe o que for perigoso fora do alcance e o que for do interesse deles em sua altura. Assim, eles não ficarão tentados em escalar os móveis para pegar algo que queiram brincar.

Organização e Decoração

Se você tem filhos já um pouco maiores em casa, pode pedir a eles a participarem do projeto com algumas ideias, já que o quarto de brincar será feito para eles. Vejas quais são suas necessidades e desejos e se são viáveis dentro do orçamento, com certeza eles ficarão muito mais animados com o resultado final.

Enfim, o ponto principal do ambiente planejado é criar um espaço específico para brincarem em segurança e deixar a casa organizada. Então, para não sofrer com a bagunça, invista em nichos organizadores ou gavetões embutidos para guardar todos os brinquedos.

No quarto das crianças, as prateleiras servem mais como decoração do que organização. Se algum brinquedo estiver exposto ali, podem tentar pegar sem sua supervisão e se machucarem. E ainda nunca estará organizada, por isso, como dissemos anteriormente, deixe seus brinquedos ao alcance das mãos.

Além disso, será possível ensinar a elas a guardarem a própria bagunça, com os organizadores a altura, estimulando o senso de responsabilidade desde cedo. Após pensar em todos esses itens, agora é hora de focar na decoração. Misture elementos e cores, de acordo com os gostos dos pequenos, e crie um ambiente divertido.

O quarto de brincar deve ser confortável e convidativo. Comece pelo papel de parede, ele pode conter desenhos ou figuras coloridas. Também é uma boa ideia criar uma parede lousa para as crianças desenharem e rabiscarem a vontade. É comum que elas queiram fazer isso pelas paredes da casa, então por que não criar uma parede exclusiva para isso?

Claro, o espaço também deve ser lúdico, para estimular ainda mais a criatividade dos pequenos. Isso pode ser feito com jogos e brinquedos coloridos e educativos, que chamem bem a atenção. Outra ideia é criar um cantinho de leitura ou cinema, com várias almofadas e puffs. Para crianças maiores, um instrumento musical pode ser interessante.

Todas essas dicas são ótimas para os pequenos crescerem em um ambiente divertido e seguro e para as mães se preocuparem menos com a segurança e a organização da casa. Inclusive, você pode ler mais sobre as vantagens de ambientes planejados na rotina da mãe 𝐚𝐪𝐮𝐢.

Ficou interessado em criar um quarto de brincar para seus filhos?

Entre em contato com a gente!

E-mail: contato@villamobile.com.br

Telefones:

(12) 3953-4722
(12) 9 9792-8469

Ou faça um orçamento aqui: www.villamobile.com.br/contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO
Orçamento aqui
close slider
Qual ambiente você quer planejar?

CozinhaQuartoSalaBanheiroÁrea de ServiçoEscritório