Como criar uma adega planejada para sua casa?

Veja como escolher o papel de parede para cada tipo de decoração
23 de outubro de 2020
Serralheria: móveis de ferro e madeira
26 de novembro de 2020
Show all

Você aprecia tomar uma taça de vinho acompanhada de uma boa companhia? Então, você deve providenciar um local apropriado para guardar suas garrafas e garantir que a qualidade da bebida permaneça pelo tempo necessário até o consumo. Ou seja, uma adega climatizada e personalizada!

Se você é um enófilo – que se maravilha pelo mundo dos vinhos – sabe como é importante o armazenamento correto. Não é apenas uma questão de estética, mas também de organização e valorização. Planejando corretamente, você não precisa ficar ampliando sua adega a cada ano ou desperdiçar um espaço grande, maior do que o preciso.

Então, vamos te mostrar como criar uma adega com 𝐦𝐨́𝐯𝐞𝐢𝐬 𝐩𝐥𝐚𝐧𝐞𝐣𝐚𝐝𝐨𝐬 para sua casa. Continue lendo o artigo!

Antes de tudo, você deve pensar no quanto de vinho você consome e o fluxo de entrada e saída das garrafas. Você precisa pensar na quantidade de garrafas que se acumulam por mês, para então, começar a planejar sua adega personalizada. Afinal, assim como qualquer outro projeto que criamos, ela precisa ser bem calculada. O ideal é planejar o espaço com uma pequena sobra de nichos, caso você precise armazenar mais garrafas.

Tipos de adegas

Adega Passiva

Esse modelo é mais indicado para casas com cômodos extras, já que seu conceito se baseia na conservação dos vinhos apenas os protegendo “naturalmente” do calor intenso e dos raios UV. Ou seja, não há o uso de tecnologias no ambiente. Por isso, para que as condições sejam propícias, a adega passiva é geralmente construída abaixo do nível da casa, onde a escuridão e a umidade são pertinentes.

Outra possibilidade é construí-la em outro ambiente, acima do solo, mas que esteja protegido da incidência solar e da troca de temperatura. Portanto, ela precisa ser bem planejada, para evitar que os climas quentes do país estraguem o vinho. A adega passiva utiliza apenas as leis da física para gerar o resfriamento. Um exemplo deste tipo é a tradicional cave francesa.

Adega Termoelétrica

Este tipo de adega já depende da eletricidade para manter a temperatura ideal da bebida. É mais indicada para regiões amenas, já que ela realiza uma troca de calor entre o ambiente interno e externo, utilizando sua própria estrutura para resfriar e preservar os vinhos.

Portanto, se o local estiver mais quente, a adega não conseguirá abaixar muito a temperatura de dentro. Apesar de utilizar eletricidade, o consumo é baixo. Esta opção pode ser mesclada com uma adega tradicional, deixando os vinhos de longa guarda dentro do equipamento e os do dia a dia no móvel personalizado.

Adega com compressor

O mecanismo deste aparelho já é mais apropriado para regiões bem quentes. Ou seja, ele pode ser instalado em qualquer lugar da casa, independente da umidade ou luminosidade. Ele conseguirá resfriar seu interior, independente da temperatura externa, e você tem a opção de regulá-la conforme a indicação de cada garrafa.

Além disso, também é possível adaptar a temperatura para cada sessão: vinhos brancos, tintos, rosés, espumantes e licorosos. Contudo, todas essas especificidades têm um custo mais alto do que os outros modelos. O único ponto que você deve considerar é o barulho. Seu compressor é semelhante ao de uma geladeira, portanto, o som é constante.

Adega com móveis planejados

Independente do tamanho que você criará o projeto da sua adega, ela deve se integrar à decoração e ainda ser resistente para guardar os vinhos. Afinal, o suporte deve aguentar bem o peso de todas as garrafas, principalmente se ele for levemente inclinado para a frente.

Outra ideia para você aproveitar ainda mais esses momentos com seus amigos e familiares é criar uma área gourmet, totalmente dedicada ao vinho! O projeto pode conter um vinho bar, com balcão, nichos para exposição de garrafas e suporte para taças e outros acessórios.

Quer saber mais como criar um projeto exclusivo para sua adega de vinhos?

Faça um orçamento com nossos designers: www.villamobile.com.br/contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO
Orçamento aqui
close slider
Qual ambiente você quer planejar?

CozinhaQuartoSalaBanheiroÁrea de ServiçoEscritório